Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acessos: 26323

COMO INGRESSAR NO CREAD

 Solicitação de Matrícula

A solicitação de matrícula deve ser realizada através do link http://www.ead.cmm.eb.mil.br/saon/, no Sistema de Atendimento Online (SAON), dentro dos prazos previstos no calendário escolar vigente.

 

Processo de solicitação de matrícula no CREAD/ CMM

Processo de Admissão ao CREADCMM

Documentos

A matrícula concretiza o vínculo do aluno com o CMM na situação de aluno do Curso Regular de Educação a distância. Sua efetivação ocorre somente com a realização de todas as fases previstas e, particularmente, do envio dos documentos de matrícula e recebimento, na SEAD, desses documentos, conforme discriminados abaixo:

       DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

QTD

DOCUMENTO

1

Formulário on-line de solicitação de matrícula (enviado automaticamente após o preenchimento no site: www.ead.cmm.eb.mil.br/saon

   1

Cópia do boletim interno ou documento oficial que comprove o local / OM / país onde o militar estará servindo ou prestando os seus serviços durante o período em que o dependente estiver matriculado no CREAD / CMM.

1

Minuta do calendário de missão do responsável (Matrícula – Exterior).

1

Certidão de nascimento (cópia autenticada em Organização Militar).

1

Histórico escolar (alunos oriundos de colégio civil).

1

DIEx * de confirmação de reserva de vaga do CREAD (alunos oriundos de Sistema Colégio Militar do Brasil). **

1

Foto 3x4.

1

Comprovante de dependência legal (cópia da declaração de beneficiário publicada em Boletim Interno e constante das alterações do militar solicitante da matrícula).

1

Requerimento de matrícula***

1

Termo de compromisso. ***

1

Termo de responsabilidade. ***

1

Requerimento de Associação de Pais e Mestres***

1

Termo de Uso de Imagem ***

1

Comprovante de pagamento (via Guia de Recolhimento da União – GRU) referentes à taxa de material e à primeira Quota Mensal Escolar (QME). (1ª mensalidade).

1

Parecer médico, atestando o que o candidato à matrícula se encontra apto em suas condições de saúde, atendendo assim ao previsto nos Artigos 49 e 50 do Regulamento dos Colégios Militares e da Portaria n° 852, de 13 de setembro de 2010, que altera esses dispositivos.

1

Nos casos em que os pais sejam divorciados judicialmente, deverá ser apresentado ainda o termo de guarda judicial do menor.

1

CPF do aluno.

Observações:

* DIEx – Documento Interno do Exército.

** Alunos ingressantes no CREAD, oriundos do Sistema Colégio Militar do Brasil, o documento será encaminhado pelo Colégio Militar de Origem.

*** Os modelos destes documentos encontram-se disponíveis no link http://www.ead.cmm.eb.mil.br/documentos.html- (aba Documentos).


- Matrícula de alunos oriundos do Sistema Colégio Militar do Brasil

Devido às peculiaridades do Curso Regular de Educação a Distância, o ingresso de alunos do SCMB no CREAD/CMM deverá seguir:

1º) o militar (responsável) deverá solicitar transferência através da Secretaria do Corpo de Alunos do Colégio Militar de Origem para o CREAD/CMM e será realizada a solicitação de reserva de vaga;

2º) Solicitação de matrícula online no CREAD/CMM, através do Sistema de Atendimento Online (SAON).

Dessa forma, o Colégio Militar de Origem poderá encaminhar ao CREAD/CMM o histórico escolar e/ou guia de transferência dos alunos, e outros documentos previstos nas normas reguladoras de matrícula do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Observação: Todos os documentos para matrícula solicitados acima (tabela), deverão ser encaminhados pelos responsáveis.


- Matrícula de alunos, dependentes de militares do Exército, oriundos de Colégio Civil

Solicitação de matrícula online no CREAD/CMM, através do Sistema de Atendimento Online (SAON).


- Matrícula de alunos, dependentes de militares da Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil, oriundos de Colégio Civil

Os militares da Marinha do Brasil (MB) ou da Força Aérea Brasileira (FAB), cujo dependentes não são oriundos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), deverão entrar em contato com o intermédio do 9º Distrito Naval (92) 2123-2211/2210 ou da ALA/8 (92) 2129-1751, respectivamente, afim de incluir seus dependentes em uma lista para fins de reserva de vaga.    

Nesse caso, as matrículas de dependentes de militares dessas Forças ficarão condicionadas ao número de vagas disponibilizadas pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

A Secretaria da Seção de Educação a Distância entrará em contato por e-mail com os responsáveis e divulgará os prazos para a efetivação da matrícula.

Observação: Os alunos do CREAD / CMM, na condição de filhos ou dependentes de militares da Marinha e da Aeronáutica), conforme previsto na Portaria N° 097-DECEX, de 10 de setembro de 2010, NÃO possuem matrículas asseguradas no ensino presencial do SCMB.


- Ingresso no 2º e 3º trimestres (alunos novos)

Os alunos que ingressam no 2º e no 3º trimestres devem possuir notas referentes ao 1º trimestre do ano pretendido da matrícula;

E para alunos oriundos de colégio civil faz-se necessário declaração escolar atualizada informando situação escolar do aluno.


AVISO IMPORTANTE (ALUNOS EXTERIOR)

Com base nos regulamentos em vigor e, ainda, no DIEx nº 932 -SSeç Mtcl Discentes/SEÇ RH/DEPA, de 2 agosto de 2018, a data de desligamento da OM de origem e o início do trânsito no Brasil é o ato administrativo que gera a possibilidade de matricular o dependente na Educação a Distância (EAD).

 

Observações importantes:

  1. As informações prestadas são de total responsabilidade do militar. Qualquer informação incorreta ou indevida implicará no cancelamento ou nulidade do ato de matrícula que, só se caracteriza, quando todas as condições acima forem devidamente comprovadas.
  2. Nos casos em que o dependente do militar não esteja sob a guarda legal do militar, deverão ser minuciosamente observados os artigos previstos no Regulamento dos Colégios Militares (R-69).
  3. Pendência de documentos deverão ser sanadas até 30 (trinta) dias após o ingresso no CREAD.
  4. O tempo mínimo de permanência no CREAD/CMM, de dependentes de militares do Exército, oriundos de Colégio Civil, para gerar amparo à transferência para o ensino presencial dos Colégios Militares é de 1 (um) ano letivo completo, no entanto o militar deve cumprir o prazo dentro da previsão legal.
  5. Após a efetivação da matrícula, os acessos somente serão liberados no início de cada trimestre.

Processo de efetivação da solicitação de matrícula

Efetivação da Solicitação de Matrícula

Links importantes do site da Seção de Educação a Distância

Sistema de atendimento Online (SAON): http://www.ead.cmm.eb.mil.br/saon/

Documentos: http://www.ead.cmm.eb.mil.br/documentos.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página